O Bullyng e o Diário de João e Maria

      O trabalho contra o bullyng se faz presente na escola a partir de projetos e ações que envolvam o aluno numa reflexão sobre seus relacionamentos tornando-os capazes de compreender que cada ser humano possui peculiaridades natas e precisa ser respeitado. Como proposta inicial deste projeto desenvolvi o "Diário de João e Diário de Maria", onde os alunos levam para suas casas os personagens e tentam conhecê-los e refletem sobre seus problemas apresentando alternativas para ajudá-los a superar. Esta porposta objetiva também um maior envolvimento da família com a rotina escolar de seu filho.



DIÁRIO DE MARIA
                Era uma vez uma menina chamada Maria.
         Maria era filha única e seus pais estavam separados há algum tempo. O pai de Maria havia se casado novamente e sua nova esposa tinha um filho, que se chamava Júlio e se tornou irmão emprestado de Maria. Ela gostava muito de Júlio, embora não morassem na mesma casa passavam juntos os finais de semana.
         Maria é feliz com sua mãe, mas tem dificuldades em se relacionar com alguns colegas da escola em que estuda. Embora seja uma menina comunicativa, alegre e delicada apresenta algumas características que parecem não agradar alguns colegas que acabam por discriminá-la..........

                Queridos alunos, apresento a vocês o Diário de Maria.  Ao iniciar esta história descrevo um pouco sobre uma personagem diferente aos olhos de seus colegas.
            O objetivo deste Diário é que cada um leve Maria para sua casa para passar um dia a fim de ajuda-la a superar essas dificuldades.
            Um pequeno detalhe: vocês terão que descobrir porque seus colegas a discriminam. 
            Este então é o DIÁRIO DE MARIA, do qual vocês serão os autores. Caprichem na escrita, na história e não se esqueçam de colocar seu nome. Os pais podem ajuda-los.
Beijos a todos e um ótimo trabalho!
Professora Josenara Nunes
 Turma 32 – 3º ano – ´
Escola Tamandaré – Tramandaí/RS



DIÁRIO DE JOÃO
                Era uma vez um menino chamado João.
         João era o filho caçula de três irmãos. Seus pais
haviam se mudado para a praia há pouco tempo.
João adorava estudar e brincar, mas sua realidade era um pouco diferente de seus novos colegas, o poder aquisitivo de sua família era um pouco menor que o da maioria e isso fazia João se sentir diferente.
João estava apresentando dificuldades em se relacionar com alguns colegas e sua professora estava preocupada.......




Queridos alunos, apresento a vocês o Diário de João.  Ao iniciar esta história descrevo um pouco sobre um personagem diferente aos olhos de seus colegas.
            O objetivo deste Diário é que cada um leve João para sua casa para passar um dia a fim de ajuda-lo a superar essas dificuldades.
            Um pequeno detalhe: vocês terão que descobrir porque seus colegas o discriminam. 
            Este então é o DIÁRIO DE JOÃO, do qual vocês serão os autores. Caprichem na escrita, na história e não se esqueçam de colocar seu nome. Os pais podem ajuda-los.
Beijos a todos e um ótimo trabalho!
Professora Josenara Nunes
 Turma 32 – 3º ano – ´
Escola Tamandaré – Tramandaí/RS

Esta etapa já está quase finalizada, mas tem mais por aí......
Em breve....